| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

A Psicologickal
Desde: 09/04/2016      Publicadas: 7      Atualização: 24/04/2016

Capa |  Curiosidades  |  Política e Sociedade  |  Psicologia, Ciência e Visão  |  Psicoterapias  |  Cinema e Arte  |  Cultura  |  Foto  |  Livros e Afins  |  Manchetes  |  Manchetes  |  Notícias


 Notícias

  24/04/2016
  0 comentário(s)


Seminário De Psicologia Hospitalar E Do Bem-Estar

Apresentação do Seminário De Psicologia Hospitalar E Do Bem-Estar realizado no dia 16/04/2016 na Faculdade Pitágoras - Cidade Acadêmica Belo Horizonte.

Seminário De Psicologia Hospitalar E Do Bem-Estar
Na última terça-feira foi realizado o primeiro seminário dos alunos do 5 período de Psicologia da Faculdade Pitágoras do Campus Cidade Acadêmica, O Seminário De Psicologia Hospitalar E Do Bem-Estar, feito com esmero e dedicação de todos os alunos e supervisionado pela Professora e Psicóloga Mônica Combat, que auxiliou na realização desse projeto grandioso.
Com o intuito de deixar ciente o público presente o Seminário teve em sua abertura dois ilustres colegas, Renata Bonfim e Thales Nunes que ambientaram o público sobre a Psicologia Hospitalar, introduzindo com maestria o público aos temas que seriam em seguida abordado pelas palestrantes Eunice Miranda e Juliane Bellico. Na Abertura tivemos a palestrante Eunice Miranda Professora e Psicóloga que relatou formidavelmente sua trajetória e carreira na área hospitalar, contando ao público como iniciara a carreira nessa área ampla e dinâmica que é a Psicologia Hospitalar, relatou ao público que começara em 1987 como estagiaria na área e um ano após foi trabalhar com crianças dentro do ambiente hospitalar, em seguida indo trabalhar com pacientes em fases de pré e pós tratamento contando sua rotina de trabalho com os mesmos, onde a postura do psicólogo deve ser dinâmica e consciente de imprevistos já que a rotina hospitalar é isso, nada padronizada, pelo contrário, é repleta de surpresas agradáveis por hora, por outrora desagradáveis, mas que o psicólogo hospitalar deve estar ciente disso para poder atuar com esmero no cuidado para com os pacientes. Ao final da palestra da Docente Eunice houve abertura de perguntas ao público, onde foram levantadas questões de como é a conduta e os procedimentos a serem adotados dentro do ambiente hospitalar, sendo todas as perguntas sendo devidamente respondidas pela Docente.
Após tivemos a palestrante Juliane Bellico que relatou-nos sobre o Grupo Doutores Palhaços, contando-nos que o Grupo foi fundado no dia 12 de outubro de 1999, o grupo "Doutores Palhaços de Divinópolis" nasceu com o intuito de levar um pouco de alegria para crianças, adultos e idosos hospitalizados e em situações de afastamento do convívio familiar, necessitados de uma atenção especial, de uma palavrinha de carinho, de um toque de amor, de momentos diferentes de alegria. Formado por voluntários onde o objetivo é receber, em troca do "serviço" prestado, um sorriso ou manifestação de gratidão, visita hospitais, abrigos, asilos, entre outros lugares onde o grupo de "Doutores" mostra seu trabalho com brincadeiras, músicas, conversas, contação de casos, tentando quebrar rotinas, principalmente a hospitalar. O Grupo se inspirou no Path Adams com o lema " Que o amor é contagioso". Depois Juliane relatou ao público que em
Belo Horizonte o projeto só foi possível, porque o sorriso de um palhaço do interior cativou uma pessoa da capital mineira que se inscreveu no curso, se integrando ao elenco dos Doutores Palhaços de Divinópolis e, apaixonando-se pelo trabalho, achou que estava na hora de expandir a alegria, trazendo o "Doutores" para BH. A primeira turma formada em BH foi em novembro de 2012 e hoje, com o crescimento do grupo e as parcerias de trabalho, vê neste trabalho um diferencial que complementa realmente o tratamento clínico e terapêutico do paciente.
O Doutores Palhaços de Divinópolis como o de Belo Horizonte e demais cidades envolvidas, tem um blog que tem um pouco do trabalho já desenvolvido ao longo desses anos em Divinópolis e demais cidades, além de reportagens, eventos, projetos e campanhas lançadas pelo grupo, com resultados positivos.
O grupo tem também o respaldo de um hospital exemplo de humanização no país que é o Hospital São João de Deus em Divinópolis/MG, inclusive com uma carta de apresentação da Pastoral de Humanização e Voluntariado do Hospital São João de Deus, reconhecendo a importância do trabalho do grupo para o tratamento de seus pacientes, com apontamentos de melhoras no quadro clínico dos pacientes após a visita dos Doutores Palhaços.
Em Belo Horizonte, a referência dos "Doutores" tem sido o Hospital Alberto Cavalcanti, Hospital Julia Kubitscheck e Hospital Sofia Feldman,da rede FHEMIG, que abrem suas portas mensalmente para que os Doutores Palhaços possam entrar e levar o que tem de melhor para os pacientes e acompanhantes de lá. Informou que Fazem 'plantões' também em vários outros hospitais e clínicas, onde levam um pouquinho de alegria e conforto aos coraçõezinhos em tratamento.
O trabalho do Grupo é totalmente voluntário. Os integrantes do Grupo são de diversas áreas de atuação, inclusive com participação de "palhaços" estudantes, por isso a necessidade de desenvolverem visitas e plantões sempre aos finais de semana, quando dedicam vossos horários para levar um pouco de alegria aos "nossos pacientes".
Relata Juliane: ao longo da nossa caminhada aqui em BH e reforçando a importância do nosso trabalho, hoje já somos reconhecidos por pacientes, acompanhantes e equipes por onde passamos o que nos motiva ao desenvolvimento e crescimento do nosso trabalho e a consequente parceira buscada.
Após as palestras o Seminário foi invadido pelo eufórico e extrovertido Grupo que germinou a alegria em toda a sala onde ocorria o seminário levando ao público doses de gargalhadas e reflexões em suas canções bem-humoradas.
  Web site: A Psikologickal  Autor:   Equipe Editorial





Capa |  Curiosidades  |  Política e Sociedade  |  Psicologia, Ciência e Visão  |  Psicoterapias  |  Cinema e Arte  |  Cultura  |  Foto  |  Livros e Afins  |  Manchetes  |  Manchetes  |  Notícias
Busca em

  
7 Notícias